CONHEÇA NOSSO BLOG
06Maio
Profissional realiza as etapas da revisão de texto

Quais são as etapas da revisão de texto? Conheça agora!

Compartilhe!

As etapas da revisão de texto constituem um processo importantíssimo e indispensável a ser realizado após a elaboração de um texto. Ela pode ser direcionado a qualquer situação. Seja empresarial, pessoal, técnico, para um bom texto existir, ele precisa de revisão. Principalmente quando o documento foi traduzido. Neste artigo, a Lítero conta como os profissionais revisores que trabalham em prol da qualidade. Fique atento ao artigo e, ao final, veja como solicitar o serviço agora mesmo!

Etapas da revisão de texto: veja como os profissionais trabalham!

Se um texto chegou a você, seja pela internet, livros, revistas ou documentos, e sua construção está correta, muito provavelmente – e preferencialmente – passou nas mãos de um revisor. O profissional que também se interessa por leitura e escrita, está profundamente imerso na gramática da língua portuguesa. As etapas de revisão de texto, por exemplo, são embasadas nisso: verificação de gramática, coesão, coerência e outros detalhes importantes.

Sabe-se que hoje em dia já existem aplicativos e plataformas online que oferecem a revisão de textos automática. Entretanto, é de extrema importância ressaltar que tal atitude pode trazer malefícios para o seu texto. Isso porque o trabalho que o profissional realiza seguindo todas as etapas da revisão de texto é extremamente superior ao trabalho de um aplicativo. Até porque um texto precisa ser escrito, revisado e lido sob uma perspectiva humana para fazer valer seu entendimento.

Não importa qual é o destino do material. Os textos a serem revisados podem, como citado anteriormente, estampar documentos (traduzidos ou não), revistas, jornais, páginas da internet, etc. A seguir, conheça as principais etapas da revisão de texto.

Revisão primária

Para começar, o que inicia as etapas da revisão de texto, são as adequações às normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É a análise detalhista da ortografia utilizada. O revisor não pode alterar as ideias e argumentos do autor, mas as regras gramaticais devem ser sempre seguidas.

Revisão secundária

Depois, um segundo olhar sobre o material. Aqui, as expressões utilizadas são as protagonistas do trabalho do profissional revisor de texto. Expressões verbais, figuras de linguagem, sintaxe, correta explicação das ideias, diagramação, etc. Novamente, o objetivo não é modificar a intenção do autor, mas sim mantê-la correta, coesa e coerente ao leitor final.

Prova de leitura

Dentre as etapas da revisão de texto, a prova de leitura funciona, de fato, como uma prova dos nove. Uma verificação se tudo que foi feito, realmente está correto. Portanto, o revisor profissional analisa o texto detalhadamente, avaliando construções frasais, conjugações verbais e outros métodos de análise sintática. A intenção, aqui, é finalizar o texto.

Qualidade

Por fim, mas não menos importante, os profissionais revisores da Lítero prezam pela qualidade dos seus serviços. Nós temos como característica da empresa a entrega qualificada e profissional de tudo que oferecemos. Seja na tradução de documentos ou na revisão de textos. Portanto, manter o controle de qualidade é uma etapa que permanece durante todo o procedimento.

Benefícios de contratar a revisão de texto!

  • Correção ortográfica e gramatical;
  • profissionais devidamente especializados;
  • melhoria da estrutura textual para proporcionar fluidez linguística;
  • revisão de textos em diversos idiomas.

Agora que conhece as etapas da revisão de texto, entre já em contato com a Lítero! Além disso, oferecemos serviços de tradução técnica e tradução juramentada no Rio de Janeiro. Aproveite e visite nosso blog para ficar por dentro de outros assuntos!

 

Posts RecentesCategoriasTags