Pode-se dizer que a grande maioria dos empresários brasileiros sonha em abrir uma empresa no exterior ou então uma filial. Porém, não são todos que sabem o passo a passo e o processo burocrático de abertura. Muitas vezes, não sabem nem por onde começar a planejar. Pensando nisso, a Lítero montou este artigo para ajudar os donos de negócios inexperientes a darem o primeiro passo. Confira e boa leitura!
Afinal, como abrir uma empresa no exterior?
1- Estude o país com antecedência
Primeiramente, é importante pesquisar e analisar o cenário econômico do seu país e do país que você quer investir. Isto lhe ajudará a ter uma dimensão do que você pode enfrentar ao chegar no exterior e ainda se preparar. Além de entender se o seu negócio é atrativo no mercado estrangeiro.
Neste passo, é importante também criar uma tabela com possíveis países, apontando os aspectos positivos e negativos de cada um. Isso facilitará a tomar a decisão certa!
2- Organize os negócios
Após compreender o cenário e decidir o país que se pretende abrir uma empresa no exterior, é necessário olhar para o institucional. Ou seja, criar um plano de negócios. Nele, é preciso ter o público-alvo, orçamento total (com tributações e taxas de câmbio) e os documentos necessários. Esteja ciente das leis trabalhistas locais!
3- Confira a legislação
Como vimos no tópico anterior, é preciso estar inteirado das leis e da burocracia. Isto porque cada país possui sua legislação própria para abertura de empresas. E para lhe ajudar neste serviço e até para a elaboração de contratos, é importante contratar um tradutor, já que ele irá lhe ajudar neste processo, tanto por já conhecer a cultura do local quanto por revisar o contrato escrito no idioma do país. Além disso, o tradutor pode auxiliar nas reuniões entre a empresa e possíveis investidores.
4- Defina metas
Por fim, é preciso criar um plano de ação. Nele deve conter metas de vendas atingíveis. Ou seja, objetivos que são alcançáveis considerando o cenário estrangeiro. Por consequência, evita frustrações e até arrependimentos possíveis.
Pesquise alguns objetivos de concorrentes ou empresas menores para ter uma dimensão do que esperar.
Quais são os países mais procurados?
É possível abrir uma empresa no exterior em qualquer país, porém há uns que são os mais procurados. São eles:
- Estados Unidos: preferencialmente os estados da Flórida, Califórnia, Nova Iorque e Delaware, pois eles possuem incentivos fiscais para novas empresas;
- Argentina: apesar da instabilidade econômica, a Argentina se torna atrativa por conta do MERCOSUL;
- Austrália: por ter uma boa infraestrutura, política de negócios transparente e ainda estabilidade financeira, o país torna-se muito atraente para os investidores;
- Paraguai: por conta de suas Zonas Francas e a Lei de Maquila, é um grande atrativo para os brasileiros.
Lítero: a melhor empresa de tradução
Precisando de uma empresa de tradução para lhe auxiliar no processo de abertura? Conte com os colaboradores da Lítero, a sua melhor empresa de tradução!
Nossa equipe possui alta precisão e agilidade para atender às demandas. Entre em contato conosco e saiba mais!
Achou as nossas dicas para abrir uma empresa no exterior interessantes? Então, confira muito mais no nosso blog: