CONHEÇA NOSSO BLOG
13Maio
Dois profissionais entendem o que é tradutor juramentado

O que é tradutor juramentado e suas principais funções

Compartilhe!

Já se perguntou o que é tradutor juramentado? De onde vem sua formação, autorizações e demais especializações? Quais são os documentos que devem passar por suas mãos? Para esclarecer essas e outras dúvidas, a Lítero preparou este artigo para você. Veja como funciona a tradução juramentada, quais são os benefícios agregados e como solicitar o serviço. Boa leitura!

Veja, agora, o que é tradutor juramentado

Profissão

Se você se pergunta o que é tradutor juramentado, a resposta é rápida, entretanto a profissão é extremamente importante. Trata-se de uma tradução espelhada no português oficial, mediante todas as regras. Além disso, é esse tipo de tradução a requerida para tornar um documento (já traduzido) aceito legalmente no Brasil.

Legalidade

O Decreto 13.609, de 21/10/1943, evidencia que livros, documentos e papéis de qualquer natureza, quando originários de outro idioma, não produzirão efeitos em repartições de nenhum Estado ou Município sem a tradução juramentada.

Portanto, o profissional tradutor juramentado deve ser conhecido pela Junta Comercial do seu estado e, então, ser fluente na língua para realizar a tradução. Bem como o conhecimento da gramática e outras ocasiões linguísticas do português e idioma a ser traduzido.

Traduções

Agora que já sabe o que é tradutor juramentado, veja quais documentos devem ser traduzidos por esses profissionais. São exemplos: certidões de casamento, óbito e nascimento, diplomas e históricos escolares, carteira de identidade ou motorista, carteira de registro profissional, processos e procurações, contratos sociais, licitações, acordos, etc. Tanto do português para um novo idioma, quanto o oposto.

Como contratar serviço de tradução juramentada?

Entre em contato agora mesmo com a Lítero. Somos uma empresa de tradução juramentada no Rio de Janeiro com vasta experiência no segmento. Para complementar, também oferecemos serviços de tradução técnica e revisão de texto.

Vantagens

Para quem busca entender o que é tradutor juramentado, separamos as principais vantagens do serviço realizado pelo profissional:

  • segurança e confiabilidade para os documentos a serem traduzidos;
  • padronização de acordo com as normas nacionais;
  • tradução exata, diminuindo chances de reprovações do documento;
  • possibilidade de regularizar ocorrências no exterior.

Visite o blog da Lítero para outros artigos exclusivos!

Posts RecentesCategoriasTags