CONHEÇA NOSSO BLOG
11Jul
Apostila de Haia

Entenda a convenção da Apostila de Haia

Compartilhe!

A Apostila de Haia ou Apostilamento de Haia é um passo importante para quem quer que seus documentos sejam considerados válidos no exterior. É um certificado emitido nos termos da Convenção da Apostila de Haia que autentica a origem de um Documento Público. Foi pensando nisso que a Lítero preparou este artigo! Boa leitura.

O que é a Convenção da Apostila de Haia?

A Convenção da Apostila de Haia é um acordo firmado por 112 países, que visa facilitar as transações jurídicas e comerciais entre as nações signatárias.

A apostila é um certificado emitido em papel moeda que é fixado a um documento nacional para que ele seja validado no exterior, desde que seja apresentado em um dos 112 países que firmaram o mencionado acordo.

Quando devo apostilar um documento?

Em geral, sempre que for preciso apresentar algum documento no exterior e o país de destino faça parte da Convenção de Haia. Porém, verifique o caso específico da sua documentação, pois documentos acadêmicos não costumam ser apostilados, por exemplo.

Necessidade da Apostila de Haia

Quais documentos devem ser apostilados?

No site do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que é o órgão regulador da Apostila de Haia no Brasil, é possível ter uma descrição mais detalhada de quais documentos devem ser apostilados e quais não devem. Mas, para facilitar, já adiantamos que documentos pessoais, em geral, precisam ser apostilados, tais como: certidões (nascimento, casamento, óbito), certificados e antecedentes criminais.

quando a Apostila de Haia é necessária?

Onde devo apostilar meus documentos?

Cartórios e Tabelionatos são as instituições habilitadas para apostilar um documento no Brasil. A Lítero possui parceria com alguns cartórios. Isso facilita ainda mais esse trâmite. Podemos fazer todo esse processo para você, de forma mais rápida.

Quais os países são signatários da Convenção de Haia?

A lista contém 112 países. Já adiantamos que os principais destinos são de países signatários como: Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, Espanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Uruguai.

A Lítero pode me ajudar com a Apostila de Haia?

Claro! Nos envie seus documentos pelo formulário de orçamento ou pelo e-mail litero@litero.com.br e nos informe que, além da tradução, precisa também dos apostilamentos. Trabalhamos com cartórios parceiros a fim de facilitar ainda mais esse trâmite.

Lítero te ajuda com a Apostila de Haia

Também disponibilizamos serviço de tradução juramentada, revisão de texto, tradução simultânea e tradução técnica. Conte conosco!

Posts RecentesCategoriasTags