CONHEÇA NOSSO BLOG
15Fev
Na imagem, o acordo de um contrato social

Veja qual é a definição e serventia do contrato social

Compartilhe!

Você já se perguntou do que se trata um contrato social e quando deve ser feito? Para responder dúvidas sobre o assunto, a Lítero preparou este artigo com informações precisas. Se você tem uma empresa, continue a leitura até o final. Para adiantar um pouco o assunto, é interessante saber que contrato social é necessário para registrar o nascimento da empresa e posterior execução dos seus serviços.

Informações necessárias sobre contrato social

Definição

A você que busca o significado de contrato social, trata-se de um documento (certidão) que marca na história o nascimento de uma empresa perante as leis vigentes. Nele, constam dados como endereço da sede, quem são os sócios e quais são seus deveres, segmento de atuação, etc. Toda empresa deve começar já com seu contrato preparado para abrir e legalizar os serviços.

Tipos

São três tipos de contrato social que podem ser escolhidos pela empresa. Quem dita o formato é a natureza jurídica da corporação. Empresários individuais devem abrir o contrato do EI. Neste, o Governo substituiu o Contrato Social pelo Requerimento de Empresário, que não abre exceções para alterações.

O segundo tipo de contrato é para EIRELI, o Ato Constitutivo. Neste, existe a possibilidade de incluir alterações com cláusulas extras de acordo com as necessidades da empresa.

Talvez o mais conhecido seja o contrato para sociedade limitada, o LTDA. Nele, são incluídas as regras do regime que podem ser alteradas a cada necessidade. A empresa define as atividades e, precisando atualizar a área de atuação, o faz sem complicações.

Serventia

Uma empresa sem contrato social não é considerada legal para operar seus serviços, registrar-se em órgãos públicos e abrir conta bancária. Faz-se grandiosa a serventia de solicitar e preencher o documento.

Como fazer

Para cada tipo de empresa, um contrato. Hoje, é possível emitir física e digitalmente o documento importantíssimo para a vida útil da empresa. Primeiro, faça a divisão de quotas entre sócios e anote os valores no contrato de sociedade. Defina as atividades ligadas a cada pessoa e empresa em geral. Para realizar tudo conforme a lei, acione um advogado.

Onde encontrar tradução de contrato social?

A fim de levar sua empresa para proporções cada vez maiores? Para todos os trâmites internacionais, seja de importação de serviços ou contratação, é necessário traduzir os documentos de forma técnica e/ou juramentada, inclusive o contrato social. Conte com a Lítero! Somos uma agência de tradução com serviços de tradução técnica e tradução juramentada no RJ. Ao entrar em contato conosco, é possível solicitar um orçamento rapidamente com todas as nossas soluções para suas necessidades. Não deixe de visitar nosso blog e ficar por dentro de outras traduções necessárias para sua empresa!

Posts RecentesCategoriasTags