CONHEÇA NOSSO BLOG
09Abr
cidadania italiana para brasileiros

Cidadania italiana para brasileiros: informações necessárias para tirar!

Compartilhe!

Já se perguntou se você tem direito à cidadania italiana para brasileiros? O documento pode ser requerido por descendentes de italianos sem limite de gerações. Portar-se da cidadania italiana, hoje, garante ao cidadão de diversos benefícios. Dentre eles, o passaporte italiano que foi eleito em 2019 como um dos mais poderosos do mundo, sendo permitido em mais de 160 países sem necessidade de visto. Além disso, destacam-se como vantagens: acesso facilitado à União Europeia, Estados Unidos e Canadá, saúde pública na União Europeia, bem como oportunidades de estudo e trabalho no continente. Leia o artigo e veja se você está apto a solicitar sua cidadania!

Cidadania italiana para brasileiros: saiba tirar a sua!

O que é

Cidadania italiana para brasileiros é o direito dado a descendentes de italianos que possuem ligações sanguíneas comprovadas (certidão de nascimento, casamento e óbito). Pode ser requerida no Brasil ou na Itália. Em ambos os casos, sem restrições para gerações. Acompanhe, a seguir, mais detalhes do processo!

Quem tem direito

Você precisa ter um italiano na árvore genealógica da sua família para solicitar a cidadania italiana para brasileiros. Na Itália, filhos de italianos nascidos em outros países são cidadãos italianos desde o nascimento. No Brasil, a dupla cidadania é permitida por lei. Portanto, comprovando a ligação sanguínea, você está apto a solicitar sua dupla cidadania com a Itália.

Documentação

Tanto para o parente italiano, quanto para o brasileiro interessado na cidadania, os documentos básicos são as certidões de nascimento, de casamento, de óbito e naturalização (para o ascendente italiano). Antes, você deve consultar o consulado italiano da sua cidade (ou o mais próximo) para consultar regras locais de comprovação sanguínea.

Exemplificando: o seu bisavô era italiano, logo, você pode solicitar a cidadania italiana para brasileiro. A listagem de documentos necessária é a seguinte:

  • Bisavó/vô italiana: Nascita (certidão de nascimento) ou Battesimo (batismo) são buscados diretamente na Itália. Depois, você deve uni-las às certidões brasileiras de casamento, óbito e naturalização;
  • Avó/Avô: certidões de nascimento, casamento e óbito (em caso de falecimento);
  • Mãe/Pai: certidões de nascimento, casamento e óbito (em caso de falecimento);
  • Filha (o)/Requerente: certidões de nascimento e casamento (em caso de obtê-la).

Como tirar

Existem duas possibilidades de requerer a cidadania italiana para brasileiros. Tanto no Brasil, quanto na Itália. Aqui, você deve buscar o Consulado Italiano mais próximo e dar entrada com os documentos. O prazo de processamento vai de 6 a 12 anos, custando uma média de R$10.000,00 (dado de 2018) para famílias pequenas. Lá, o requerente maior de 18 anos precisa recorrer à prefeitura (Comuni) e registrar residência no país. O prazo é mais curto, levando em média 3 meses. Entretanto, os custos são maiores levando em consideração passagem aérea, hospedagem, preparação das certidões no Brasil, assistência de profissionais da Itália, entre outros.

Tradução juramentada de documentos para cidadania italiana

A Lítero alinhou-se ao escritório Renan Contareli e, hoje, oferece tradução juramentada para os documentos necessários para sua cidadania italiana para brasileiros. Devidamente traduzidos por um italiano profissional e especializado em tradução juramentada, os documentos são: certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito e certidão negativa de naturalização. Todos devidamente apostilados e registrados em cartório.

Confira todas as regras, incluindo taxas e observações, em nossa página dedicada ao serviço de Tradução Juramentada. Clicando em “Pretende tirar cidadania italiana? Saiba como fazer” você terá acesso a todas as informações.

Aproveite para estender o conhecimento em nosso blog. Confira artigos exclusivos como: casamento no exterior, tradução técnica para turismo, visto de trabalho para estrangeiros no Brasil e muito mais!

Entre já em contato conosco e solicite um orçamento!

Posts RecentesCategoriasTags